Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. C.Chaplin

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Jornalista, integrante da missão Manuela Saéz, a libertadora do libertador Simón Bolívar: nossa missão? Libertar o mundo da desinformação midiática



domingo, junho 03, 2007

E se todo mundo está mentindo, em quem acreditar?

É nisso que venho pensando há tempos... não acredito na mídia burguesa (discurso de comunista? Classifique como quiser... se todos os modelos estão errados, posso escolher o que quiser e estarei errando do mesmo jeito) e estou chegando à situação de não acreditar sequer em uma vírgula do que é publicado nesses veículos!

Em apenas uma semana dois exemplos absurdos da manipulação:



1)a manifestação dos estudantes da USP na quinta-feira: Oras, devemos começar pelo fato de que não eram estudantes da USP, mas estudantes das universidades estaduais, que protestavam pelo fim dos ridículos decretos do governador. Não eram perturbadores da ordem pública que ali estavam, mas cidadãos descontentes com as medidas – despóticas – tomadas pelo governante eleito para defender NOSSOS interesses. Afinal, não é para isso que são eleitos representantes na democracia representativa?

Todos esmbravejaram devido ao caos provocado no trânsito de São Paulo, mas nós não teríamos feito isso caso o excelentíssimo governador não nos tivesse barrado de maneira absolutamente autoritária e intransigente, afinal, está na Constituição:

Artigo 5º da Constituição Federal
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

Eu me esmerei, mas não consegui encontrar nada (na constituição estadual) que dissesse que não é permitido realizar atos na Praça do Estado ou no Palácio dos Bandeirantes...

E..



2)A polemização acerca do final da concessão da TV venezuelana RCTV. Novamente a mídia se omitiu, manipulou e distorceu fatos e dados.
Vale sempre lembrar que a concessão do direito de transmissão de sinal seja de televisão, seja de rádio é um direito e está garantido na Constituição tanto brasileira como venezuelana.

Mas, a concessão é pública e deve atender às “necessidades” também públicas... é assim que deve ser.

Segundo a Constituição Brasileira:
Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
XII - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão;

No caso o presidente e o congresso venezuelano entenderam que a RCTV (por ter participado ativamente do golpe de estado contra o presidente Hugo Chávez em 2002), não atende a esses interesses, portanto, em seu lugar funcionará uma TV pública.
Quanto aos argumentos de que a democracia midiática foi ameaçada com a decisão... ora.. francamente! Que tipo de liberdade é essa? Não podemos cometer o ledo engano de confundir liberdade com libertinagem!
documentário a revolução não será relevisionada

Segundo matéria do Le Monde Diplomatique, assinada por Bernard Cassen, “[na Venezuela] dos 10 jornais de difusão nacional, 9 são de oposição declarada ao governo. (...) Nos artigos de opinião publicados em quatro deles, em janeiro de 2007, veremos os seguintes resultados: para El Nacional, 112 hostis, 87 neutros e 6 favoráveis; para El Universal, os dados correspondem a 214, 89, 9; para Ultimas Noticias, 31, 59 e 18; para El Mundo, 49, 39 e 15, o que não os impede de receber a publicidade das empresas, agências e serviços públicos.”.

Se fosse um ato de censura e ameaça à famigerada liberdade de expressão, não seria somente a RCTV a contemplada pelo Chávez...

E para provar a democracia mundial de dois pesos e duas medidas: nos Estados Unidos, 141 concessionárias de rádio e TV foram fechadas entre 1934 e 1987. Na inglaterra, foram 5 cancelamentos nos últimos 8 anos, no Canadá uma concessão, na Espanha duas em 2005 e uma em 2004, e ainda a França, Irlanda e Rússia fizeram o mesmo. (Os dados foram levantados por Ernesto Carmona, presidente do Colégio de Jornalistas do Chile, no artigo intitulado Salvador Allende se revolve em sua tumba: senadores socialistas comparam Chávez a Pinochet.)

A diferença é que nesses países, concessão é um direito público e pode ser contestada, assim, nenhum outro [país] deu palpites, lançou campanhas ou duvidou da democracia instaurada.

Mas... tudo isso a grande imprensa não falou... por que será?

Por esses e por muitos outros acredito somente no que me apetece... os próprios filósofos dizem sempre que a verdade é relativa, então, por que eu hei de contestar?
Minha verdade é essa e ponto.

Marcadores: , , ,

3 Cante! Grite!, Poesie!:

Anonymous Anônimo said...

é, sumimos, sim... vc está na Venezuela... eu? os últimos dias tenho passado dentro da Biblioteca de J. L. Borges... vizinhos? não, não...
viva ao que há e ao que nunca será!

23 junho, 2007 10:54  
Blogger GABRIEL RUIZ said...

Isso já foi, tem mais coisas ocorrendo, onde vc se escondeu?

12 setembro, 2007 02:15  
Blogger GABRIEL RUIZ said...

Blog paia!

15 setembro, 2007 18:00  

Postar um comentário

<< Home